sábado, 23 de fevereiro de 2013

PM de Cataguases abre suas portas a comunidade.

Da esq p/ dir: Cb Onéias, Sgt Nascimento, Marcos Gama, Evanildo Oliveira e o Maj. Antônio Carlos de Freitas
Nossa equipe visitou a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar e fomos recepcionados pelo novo comandante Major Antônio Carlos de Freitas,  o Sgt Nascimento e o Cb Onéias que nos explicaram que estão realizando um levantamento das áreas onde a demanda da polícia militar deverá ser intensificada em Cataguases para os próximos meses e desejam também uma maior proximidade da Polícia Militar com a população cataguasense e estão desenvolvendo inúmeros programas que serão implantados, entre eles o programa Redes e Vizinhos Protegidos que visa também dar maior mobilidade e visibilidade, aumentando o policiamento por turno.
Apesar de toda a disposição da PM em atender a população, muitas coisas ainda precisam ser reformuladas e eles estão trabalhando duro para que isso aconteça. Entre os projetos que já se encontram em andamento, destacam-se: O PROERD – Projeto de Erradicação as Drogas, o JCC – Jovens Construindo a Cidadania e o PVD – Patrulha de Prevenção a Violência Domestica além de vários outros que estão sendo trabalhados para os próximos meses, como o antigo “Plantando Vidas” que está sendo reformulado e voltará em breve com o nome de Filhos de Minas, o Projeto contra a violência doméstica e o Vagão da Proteção, este último visa a organização do trânsito e é coordenado pelo Cb José Luiz. Todos os projetos contarão com o apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases através das secretarias de Cultura, Assistência Social e Educação, além de algumas empresas privadas e fundações de Cataguases.
Problemas:
Apesar de todo o esforço da PM de Cataguases, alguns problemas têm de ser sanados para que a eficiência melhore e para isso a PM conta com as parcerias e boa vontade dos poderes legislativo e executivo tanto no âmbito estadual quanto no âmbito municipal para resolver as situações que de maneira resumida, seriam:
Sgt Eduardo operando o 190.
  • Melhoria da central de atendimento do 190, pois hoje a disponibilidade é de um atendente que realiza 12 horas de plantão para controlar o rádio, duas linhas do 190 mais a linha fixa da polícia, controle de armas e viaturas. Outro problema relativo ao 190 é o alto índice de trote.
  • Baixo efetivo e falta de reposição dos policiais que vão sendo promovidos e transferidos. Para tentar amenizar a situação, o Maj. Antônio Carlos tem promovido um enxugamento administrativo, através de maior organização interna, fazendo com que alguns possam ir para o trabalho nas ruas. Nesta primeira ação já ouve uma redução de 9 para 5 PMs que se encontravam no serviço administrativo. Sobre o baixo efetivo, alguns policiais que se encontram de licença médica acabam oferecendo um período do dia de trabalho voluntário para tentar amenizar.
  • Localização do batalhão: A localização hoje não se encontra em local propício pelos seguintes motivos: Local afastado do centro, Linha de trem que passa em frente podendo atrapalhar em ocorrências urgentes e falta de muro nos fundos tornando-se um ponto vulnerável.
  • Necessidade de maior tecnologia.
  • Necessidade de mais viaturas.
  • Plantão regionalizado que força a PM se deslocar para Leopoldina sempre que precisa encaminhar o detento.
Vagão da Proteção na Pça Catarina
A polícia Militar de Cataguases coordena também os trabalhos nas cidades vizinhas de Dona Eusébia, Astolfo Dutra, Itamarati, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí e Santana de Cataguases além dos distritos. Esta coordenação está sob o comando do Ten. Anselmo que acumula os comandos do 1º pelotão e 2º Pelotão.
Criminalidade em Cataguases

Trailer na Pça Sta Rita
Com tudo que foi exposto para nós, vimos pelos gráficos internos algumas boas notícias, pois o índice de criminalidade em Cataguases, diminuiu em todos os itens, tanto nos números absolutos quanto nos relativos e principalmente nos crimes violentos, que são os mais preocupantes. Os crimes de furtos e lesão corporal, embora tenham caído ainda são considerados altos.
Posto Policial no SUS
A maioria esmagadora de ocorrências da PM, 95% são de ocorrências relacionadas ao trânsito mas também tivemos uma excelente notícia que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, Cataguases não teve nenhum acidente com morte.






Matéria
Marcos Gama e
Evanildo Oliveira

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!: É muito importante para nós sabermos sua opinião sobre o que acabou de ler, por isso, deixe o seu comentário sobre a matéria acima que será um prazer para nós exibi-lo aqui. Lembramos apenas que VOCÊ é o ÚNICO responsável por seu comentário e que não são permitidos comentários que contenham: Conteúdo ofensivo, difamatório ou palavras de baixo calão.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.

Visualizações de página a partir de 01/2012