quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BDMG Começa a receber primeiras solicitações de empréstimos para empresas afetadas pelas chuvas.


Segundo o site do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A.), menos de uma semana depois de divulgado o aplicativo BDMG Net Fundese Solidário, já começaram as primeiras inscrições para o Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas Intensas, Fundese Solidário.


Cataguases está entre os municípios que foram afetados pelas chuvas (veja lista dos municípios afetados abaixo) e por este motivo, as empresas que tiveram danos e/ou perdas com a enchente, podem solicitar um empréstimo ao fundo.

A Data limite para encaminhamento das propostas é até 31 de maio de 2012 e as regras para o financiamento são as seguintes:
Itens financiáveis:
  • Investimentos fixos, para substituição e reparos de ativos danificados por desastres ou incidentes provocados pelas chuvas intensas ou inundações e definidos como essenciais às atividades operacionais do estabelecimento. 
  • Recomposição do capital de giro para cobrir gastos com pagamento de funcionários e fornecedores, aquisição de insumos, mercadorias para revenda e material de consumo e com pagamento de impostos e taxas.

Valores financiáveis:
  • De R$ 5 mil a R$ 100 mil por cliente limitado a 20% do faturamento contábil dos últimos 12 meses anteriores a data do protocolo do pedido de financiamento.
  • O financiamento destinado a investimento fixo ou misto será limitado a 90% do valor do projeto.
  • O valor da parcela de financiamento destinada ao capital de giro associado será limitado a 50% do investimento fixo realizado ou a realizar.
  • A contrapartida de recursos próprios do cliente será de pelo menos 10% do valor do projeto, quando se tratar de projetos de recuperação de ativos fixos.

Para os municípios que somente comunicaram à CEDEC eventos adversos relacionados com as chuvas, através de Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED), é necessário o envio de dois laudos: o primeiro, atestando a situação de prejuízo econômico e social em área ou região específica do município atingido pelas chuvas intensas, e o segundo, atestando o prejuízo econômico e social do estabelecimento atingido. 

Para os municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública, é necessário o envio de somente um laudo, atestando o prejuízo econômico e social do estabelecimento atingido. 

Os técnicos do BDMG estiveram em Cataguases, uma das primeiras cidades a ser visitada, dia 16 de janeiro para tratar do assunto e foi dado total apóio por parte da administração municipal.

Maiores informações: BDMG: http://www.bdmg.mg.gov.br


Lista das cidades afetadas pelas chuvas: (Clique na imagem para amplia-la) 

Reações:
O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.

Visualizações de página a partir de 01/2012