Segundo o site do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A.), menos de uma semana depois de divulgado o aplicativo BDMG Net Fundese Solidário, já começaram as primeiras inscrições para o Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas Intensas, Fundese Solidário.
Cataguases está entre os municípios que foram afetados pelas chuvas (veja lista dos municípios afetados abaixo) e por este motivo, as empresas que tiveram danos e/ou perdas com a enchente, podem solicitar um empréstimo ao fundo.
A Data limite para encaminhamento das propostas é até 31 de maio de 2012 e as regras para o financiamento são as seguintes:
Itens financiáveis:
- Investimentos fixos, para substituição e reparos de ativos danificados por desastres ou incidentes provocados pelas chuvas intensas ou inundações e definidos como essenciais às atividades operacionais do estabelecimento.
- Recomposição do capital de giro para cobrir gastos com pagamento de funcionários e fornecedores, aquisição de insumos, mercadorias para revenda e material de consumo e com pagamento de impostos e taxas.
Valores financiáveis:
- De R$ 5 mil a R$ 100 mil por cliente limitado a 20% do faturamento contábil dos últimos 12 meses anteriores a data do protocolo do pedido de financiamento.
- O financiamento destinado a investimento fixo ou misto será limitado a 90% do valor do projeto.
- O valor da parcela de financiamento destinada ao capital de giro associado será limitado a 50% do investimento fixo realizado ou a realizar.
- A contrapartida de recursos próprios do cliente será de pelo menos 10% do valor do projeto, quando se tratar de projetos de recuperação de ativos fixos.
Para os municípios que somente comunicaram à CEDEC eventos adversos relacionados com as chuvas, através de Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED), é necessário o envio de dois laudos: o primeiro, atestando a situação de prejuízo econômico e social em área ou região específica do município atingido pelas chuvas intensas, e o segundo, atestando o prejuízo econômico e social do estabelecimento atingido.
Para os municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública, é necessário o envio de somente um laudo, atestando o prejuízo econômico e social do estabelecimento atingido.
Os técnicos do BDMG estiveram em Cataguases, uma das primeiras cidades a ser visitada, dia 16 de janeiro para tratar do assunto e foi dado total apóio por parte da administração municipal.
Maiores informações: BDMG: http://www.bdmg.mg.gov.br
Lista das cidades afetadas pelas chuvas: (Clique na imagem para amplia-la)