Foi inaugurado nesta sexta-feira (16) o CAPS-AD, Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas – Pastor Iracino Cyrino da Silva, com a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas de nossa cidade e região, como a vice-prefeito de Miraí, Jaime Vargas e o prefeito de Itamarati de Minas, Erivelton Zanella juntamente com sua vice, Tarcília Fernandes.
Entre os evangélicos, estavam: O Pastor da Igreja Metodista de Cataguases, Rev. Otávio; O vereador José Hermaty da Veiga o popular canecão; O vereador de Santana de Cataguases, Gumercindo Rezende; O presidente do PSDC, Pastor Jairo de Andrade; O presidente da Rede Melodia, Alexandre Ferreira; Representando o Pr. Nelquiades Fernandes da Catedral das Assembléias de Deus (que não pode estar presente devido a abertura das festividades no bairro Santa Clara), o Sr. Rogério, responsável pelo GADEC (órgão da Catedral que auxilia na recuperação de dependentes químicos) além da esposa do Homenageado, a Missionária Maria Aparecida dos Reis Silva juntamente com as filhas: Sara e Simone.
O Professor Fernando Abrita, Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, destacou a sua satisfação, a importância do CAPS-AD para o município e a justa homenagem ao Pastor Iracino Cyrino da Silva.
O objetivo do CAPS-AD é além do tratamento, a inserção comunitária e a promoção da cidadania. A equipe técnica será composta por: Um médico Psiquiatra, Um médico Clínico Geral, Um Enfermeiro com formação em saúde Mental, mais quatro profissionais de Nível Superior entre as áreas de Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Educação física e seis profissionais de nível médio entre as áreas de Enfermagem, Administrativa, Educacional e Artesanato. Os pacientes poderão vir encaminhados de outros serviços ou irem diretamente a unidade e poderão freqüentar de forma não intensiva, algumas vezes no mês, semi-intensiva, algumas vezes na semana ou intensiva, todos os dias. Além de atendimentos individuais, haverá também atendimentos em grupo e atividades fora do CAPS-AD como esportes, passeios e oficinas além de atendimento aos familiares. O horário de atendimento será das 8 às 18 horas.
Devemos ressaltar também duas grandes informações da noite, a primeira, fornecida pelo representante do deputado Braulio Bráz, “Marquinhos”, de que em toda Minas Gerais apenas dois municípios foram contemplados por esta obra do governo de Minas, a saber: Juiz de Fora e Cataguases, graças ao prestígio do prefeito William junto ao governo de Minas Gerais. A outra informação, foi fornecida pelo prefeito Willian Lobo que Cataguases cresceu 100% em investimentos na área social e que hoje já é a terceira cidade em relação a saúde, a quarta em turismo e a sétima em esporte.
A Missionária Maria, viúva do Pastor iracino, disse que seu esposo foi um grande homem, zeloso pela obra e capaz de aconselhar a todos. Agradeceu ao prefeito William por ter lembrado do nome do pastor e afirmou que o nome do Pr. Iracino nunca será esquecido através dessa iniciativa.
Em entrevista ao blog Cataguases Gospel, o prefeito William disse que pensou durante três dias sobre a escolha do nome e veio em sua mente a visão de que o Pastor Iracino teve como administrador de empresas de criar grupos familiares para trabalhar com as pessoas nos bairros e depois levá-las para a central o que o fez levar o nome do pastor Iracino para ser votado na terça-feira em caráter urgente/urgentíssimo. Outro motivo para a escolha do nome foi por entender de que deveria colocar o nome de alguém que já resgatou muitas vidas e mostrou o caminho oposto das drogas, disse o prefeito concluindo de que o nome foi muito bem aceito pela sociedade.
Assista o vídeo com a homenagem ao Pr. Iracino.
0 comentários:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO!: É muito importante para nós sabermos sua opinião sobre o que acabou de ler, por isso, deixe o seu comentário sobre a matéria acima que será um prazer para nós exibi-lo aqui. Lembramos apenas que VOCÊ é o ÚNICO responsável por seu comentário e que não são permitidos comentários que contenham: Conteúdo ofensivo, difamatório ou palavras de baixo calão.