terça-feira, 17 de abril de 2012

Leopoldinense será a primeira mulher presidente do CONSEA. Dilma dará a posse hoje.

A presidente Dilma Rousseff vai dar posse nesta terça (17), aos novos integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) que pela primeira vez será presidido por uma mulher, a mineira de Leopoldina Maria Emília Lisboa Pacheco.

O CONSEA tem por principal finalidade assessorar a Presidência da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação. Além de Maria Emília, também serão empossados conselheiros para o biênio 2012/2013. A solenidade deverá acontecer às 15 horas no palácio do planalto.

Maria Emília Lisboa Pacheco
 
Maria Emília Lisboa Pacheco, antropóloga, nasceu em Leopoldina (MG) em 30 de maio de 1948. Formou-se em Serviço Social na Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora (MG) em 1970. Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  (1976).
Trabalha na Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase) desde 1978, atuando nos campos da segurança alimentar e nutricional, agroecologia e economia solidária. Integra o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e é conselheira do Consea desde 2004.
Em 1971, quando o país vivia sob o regime militar, chegou a ser presa por 30 dias e sofreu torturas. No final de 1973, integrou a equipe que implantou o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan) em Minas Gerais e participou do 1º Seminário das Representações Estaduais do instituto, em João Pessoa (PB).
No início de 1974, mesmo na condição de julgada e sem pena a cumprir, foi demitida por razões políticas e ideológicas. É anistiada política desde maio de 2009. Em abril de 2012, com forte apoio dos movimentos sociais e de entidades da sociedade civil que compõem o Consea, foi escolhida por aclamação entre os conselheiros para presidir o conselho no biênio 2012/2013.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!: É muito importante para nós sabermos sua opinião sobre o que acabou de ler, por isso, deixe o seu comentário sobre a matéria acima que será um prazer para nós exibi-lo aqui. Lembramos apenas que VOCÊ é o ÚNICO responsável por seu comentário e que não são permitidos comentários que contenham: Conteúdo ofensivo, difamatório ou palavras de baixo calão.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.

Visualizações de página a partir de 01/2012