quinta-feira, 5 de abril de 2012

Prefeito Willian Lobo fala na Rádio Melodia sobre suas obras e novidades para Cataguases.


O prefeito Willian Lobo foi a rádio Melodia nesta quarta-feira (4) para informar as obras que seu governo tem realizado até agora e trazer inúmeras novidades que serão realizadas este ano. 

Entre as obras realizadas, o prefeito citou os NASFs já implantados em quase todos os bairros, a canalização do Córrego do Beira Rio, a entrega de documentos das residências dos moradores da Taquara Preta, o Terminal Rodoviário também na Taquara Preta, a limpeza em mutirão dos bairros, o CAPS e CAPS-AD, entre outras.

NASF:
O programa do NASF, núcleo de apoio a Saúde Familiar, trás nos bairros, nutricionista, psicólogos, assistência social, educação física entre outras.

CAPS e CAPS-AD:
Sobre os CAPS e CAPS-AD, o prefeito explicou a diferença: O primeiro é para tratamento de problemas mentais e o segundo de dependentes de Álcool e drogas, não funcionando também como clínica terapêutica e sim como acompanhamento para os dependentes que já passaram por uma clinica. Ressaltou também, que tanto as unidades do CAPS, Casa de Maria e Casa de Passagem, apenas os municípios de Cataguases e Juiz de Fora conseguiram implantar em toda a zona da mata.


O prefeito também anunciou novidades que serão implantadas em nossa cidade, a maioria ainda este ano, que são:
  • Calçamento ou asfaltamento de 92 ruas (veja a lista aqui), incluindo agora a Taquarinha nas proximidades da igreja Grande El Shaddai; 
  • Reforma da praça de esportes, com cobertura da quadra que será liberado recursos através do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Bráulio Bráz;
  •  Inauguração do calçadão do Santa Clara que acontecerá na próxima quarta-feira (11), ás 18 horas. No local foi realizada a canalização e separação da rede pluvial da rede de esgotos, além do calçadão.
  • Construção de uma pista de skate e bicicleta que deverá funcionar ao lado do mercado do produtor;
  • Além da academia que foi criada atrás da policlínica, será criada também uma na Avenida das Indústrias.
  • Investimento na melhoria da iluminação da chácara Catarina, onde já foi implantada a biblioteca municipal e o “pro-ler” que é freqüentado pelas crianças. Ressaltou que o espaço da biblioteca era alugado e agora na Praça Catarina gerou economia para a prefeitura. 
  • Dia 23 de junho, será entregue 464 apartamentos a população, diminuindo o déficit habitacional do município fazendo com que pessoas que durante muitos anos pagaram aluguel, agora possam viver em casa própria.

O Secretário de esportes e turismo, José Vitor de Lima, também falou aos ouvintes da Rádio Melodia de Cataguases e comentou sobre a comemoração do dia mundial da atividade física, onde Cataguases foi a única cidade da micro região da zona da mata que teve um evento deste tamanho, com caminhada, café da manhã mais saudável, futsal, voleibol, basquete, hidroginástica, passeio ciclístico, roda de capoeira e jiu jitsu. O secretário disse também que este dia é um pedido da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que Cataguases já atendeu pelo terceiro ano consecutivo e foi uma das cidades de Minas Gerais que melhor aproveitou esse dia.

José Vitor lembrou que atividade física, não é só praticar esportes, mas é deixar de ir de carro ou de ônibus para o trabalho ou igreja, deixar de usar elevador e subir de escadas além dos serviços domésticos e que a prefeitura tem atuado na prevenção de doenças através dos núcleos do NASF, com três professores de educação física que freqüentam os bairros da cidade com alongamentos e na praça de esporte com hidroginástica, o que não existia no passado.

O secretário,  disse que agora, virão os jogos escolares, que tentará trazer o JIMI (Jogos do Interior de Minas) e que pelo quarto ano consecutivo Cataguases abrigará o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em fase regional, coisa que nunca havia acontecido.

Para finalizar, informou que Cataguases nunca havia recebido ICMS do turismo e que este ano estamos recebendo como quarta cidade melhor colocada em  turismo, porque Cataguases voltou a ser pólo na região. Citando também a importância das igrejas evangélicas em buscar movimentos para o final de semana para intensificar ainda mais o turismo.

Resumo dos assuntos abordados pelo prefeito Willian:

Saúde:
O prefeito Willian Lobo disse que mesmo depois das enchentes a policlínica continua funcionando e o secretário de Saúde, Fernando Abritta tem se dedicado. Hoje não temos mais óbitos por dengue e foi criado um PSF para o centro da cidade que não existia anteriormente.

Foi gerada uma economia de 30 mil reais no último mês com a reforma do laboratório municipal.

Apesar da grande dificuldade hoje de todos municípios brasileiros em contratar pediatras, pois o mercado está sofrendo com a falta desse profissional, e que infelizmente nem todos os postos de saúde possuem este profissional, a prefeitura vem tentando contratar dentro da medida do possível e que em Aracati e Vista Alegre, onde não existia, hoje já tem.

CISUM:
Foi criado o Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, onde hoje já estão associados 11 municípios que já foram contemplados com 9 microônibus e que em Cataguases deverá funcionar a partir da semana que vem, com motorista capacitado e uma enfermeira, servindo inclusive para transporte de pacientes para outros municípios.

Geração de Empregos:
A cidade de Cataguases, segundo o prefeito, teve também um aumento na geração de empregos, com o número de admissões superior ao número de demissões, graças a ações que a prefeitura vem implementando no município e as próximas que virão deverá gerar no mínimo mais 300 empregos diretos.

Educação:
Sobre os professores, e funcionários públicos, disse que foi implementado um plano de cargo e salários, que sabe que os professores tem de ganhar bem, mas que deve ser feito com cautela pois não quer prometer o que não pode cumprir e que está sendo reformada 9 escolas municipais, que são as escolas: Medina Prata do bairro paraíso, Darcília Guimarães no bairro Justino, Carmelita Guimarães no bairro Vila Reis, estas já finalizando e nos próximos dias, Flávia Dutra, Antônio Amaro, escolas dos bairros: Ibraim, Ana Carrara (José Peloso), Leonardo (José Peloso) e Aracati.

Segurança Pública:
O índice de criminalidade caiu consideravelmente, graças ao trabalho da polícia militar que foi intensificado. A prova disto foi o policiamento realizado no carnaval e 7 de setembro onde não foram registradas ocorrências graves. Conforme Willian, a cidade registrou o ano passado 2 homicídios o que leva a cidade aos índices que eram obtidos a 20 anos atrás.

Ressocialização:
30 detentos estão trabalhando na limpeza das ruas em um convênio que cada 3 dias trabalhados reduz 1 dia de pena e recebem ¾ do salário mínimo, encaminhando também os que saem para as empresas, reinserindo ao convívio social. Durante os quatro anos tem sido realizados mutirões de limpezas por estes presos. O prefeito pediu também a colaboração da população na conservação do que está sendo limpo, não jogando lixo nos rios e córregos e não depredando o patrimônio público, pois os gastos para a manutenção saem do bolso do cidadão contribuinte.

Outras Melhorias:
Na praça Dr. Lídio, foi realizada uma reforma com as pedras originais, na praça Santa Rita deverá voltar o chafariz em breve e o Cine Edgar será comprado, e reformado, o dinheiro para isso já está disponível.

Também foi recuperada as cinco estações que foram atingidas pela enchente e foram recuperadas com recursos do ICMS do turismo e deverá ser realizado no dia 14 próximo, uma cavalgada saindo do mercado do produtor até a estação de Sinimbu em homenagem ao Dr. Cardoso, que foi um grande fazendeiro que empregou muitas pessoas, movimentando assim o turismo.

Mágoas:
O prefeito disse que a única mágoa que tem é receber agressões, de pessoas com bilhetes anônimos, sobre a COPASA, pois no caso da COPASA a prefeitura foi obrigada a arranjar meios para o tratamento dos esgotos, pela lei federal 11.445, do presidente Lula, que obriga aos municípios com mais de 50 mil habitantes a realizar esse serviço. Ressaltou que cada real investido em tratamento de água e esgoto, economiza-se 5 reais e que as mesmas pessoas que buscam assinatura contra a COPASA, distribuem boletins falando da vida pessoal do prefeito, agridem sua família, passam trotes e tentam destruir sua vida mas, ele crê que o poder de Deus é maior.

Finalizou dizendo que este mês os salários dos funcionários da prefeitura serão pagos antes do quinto dia útil e que os locais que ainda não constam na lista de 92 ruas que serão asfaltadas ou calçadas, para aguardarem que serão atendidos.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!: É muito importante para nós sabermos sua opinião sobre o que acabou de ler, por isso, deixe o seu comentário sobre a matéria acima que será um prazer para nós exibi-lo aqui. Lembramos apenas que VOCÊ é o ÚNICO responsável por seu comentário e que não são permitidos comentários que contenham: Conteúdo ofensivo, difamatório ou palavras de baixo calão.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.

Visualizações de página a partir de 01/2012